Boa convivência em fretados - por Regina Yumi Omizu

Nesta vida de sobe-e-desce passamos uma boa parte de nosso tempo dentro do fretado, as vezes até mais do que com a nossa própria família. Por isso, nada melhor para um bom convívio do que se ter um bom relacionamento com os outros protagonistas desta segunda família, ou seja, os demais passageiros do fretado nosso de cada dia. para isso, pequenas coisas são fundamentais e a principal delas é saber que não somos únicos e que pensar um pouquinho nos outros nunca é demais. Seguem então abaixo algumas dicas, como um manual de boas práticas, para convivência em fretados:

1. Cumprimentos - Dizer "Bom Dia", "Boa Tarde", "Boa Noite" não é somente uma questão de educação ou cordialidade. É, na verdade, uma boa maneira de começar ou terminar o dia, principalmente para o motorista, que nos leva e traz com toda a segurança. É muito importante para quem recebe e você só tem a ganhar com isso. O retorno quase sempre é garantido. Agradecer por pequenos favores e cordialidades também é uma boa. Só faz bem, e a pessoa que lhe concede se sentirá satisfeita.

2. Diálogos dentro do fretado - Dormir durante o trajeto da manhã é, para muitos, fundamental para se ter um bom desempenho no decorrer do dia. Sendo assim, as conversas pela manhã devem ser contidas, já que muitas pessoas estão tirando aquela sonequinha enquanto a viagem acontece. Mesmo que o diálogo seja um sussurrinho, por muitas vezes dá pra ser ouvido e atrapalha a quem não está conseguindo pegar no sono. Nesta hora todo e qualquer barulhinho se torna um barulhão irritante, e não é assim que desejamos começar o nosso dia, certo?

3. Gosta de ler? - A leitura é algo fascinante, mas para muitos é simplesmente um transtorno. Uma luz ofuscante quando se está tentando dormir ou assistir a um filme é sempre um tormento a mais. Cuidado ao acender a luz de leitura, certifique-se que a mesma não esteja invadindo o espaço alheio.

4. Horários - A pontualidade do seu itinerário está ligada a dois fatores: "trânsito" e "embarque e desembarque dos passageiros". Com relação ao trânsito, não há o que fazer, mas com relação ao embarque e desembarque, cada um pode dar a sua parcela de colaboração com os seguintes cuidados: estar no local de embarque com pelo menos 5 minutos de antecedência (o ônibus não pode ficar esperando pelos atrasadinhos que vem correndo atrás do ônibus) e se preparar para o desembarque chegando ao seu ponto (levantar-se e pegar suas coisas com antecedência, aguardando perto da porta (com segurança, é claro) a parada para o desembarque. O motorista, quando pára não pode ficar esperando que "vossa majestade" se levante, pegue as coisas para só depois descer. Além de atrapalhar o trânsito e o risco de multas por parar em local proibido, ainda atrasa o horário dos demais passageiros).

5. Pense nos outros – Essa é uma máxima. Cada um deve sempre pensar em como os outros se sentem e não somente olhar o seu próprio umbigo. Respeito é fundamental e as dicas abaixo também:

Faça a sua parte e com certeza a convivência no fretado será muito mais agradável do que já é. Topo